Quando não colocados para vender, eletrônicos e eletrodomésticos são esquecidos. Muitas pessoas realmente não sabem o que fazer com esses produtos, mas é possível encaminhá-los para um destino sustentável: a reciclagem.
Como descartar corretamente?
Antes de aderir à reciclagem, é importante ter em mente o descarte adequado. Primeiramente, é importante estar atento às condições das peças, pois é possível, às vezes, encontrar pontas de vidro soltas em determinados aparelhos. Tenha cuidado no descarte, pois há pessoas que irão manusear esses produtos posteriormente
Também é importante limpar vazamentos de óleo em itens com baterias internas. Vale colocar em uma embalagem para conter e evitar problemas ambientais e à saúde. Já nos aparelhos de informática, limpe todos os seus dados pessoais.
Feito isso, o próximo passo é levar os itens em ponto de coleta de lixos eletrônicos.
Impactos no planeta
Os efeitos negativos de um descarte inapropriado são muitos. Esses produtos têm em suas composições substâncias com baixa degradabilidade natural. Materiais desprendidos na natureza – como metais – podem causar a contaminação de solo e água.
Um tablet ou um liquidificador jogados fora faz com que as fabricantes busquem mais e mais substâncias na natureza para as novas produções. A reciclagem faz com que menos matérias-primas sejam extraídas do meio ambiente.