Grupo BMW anunciou que seus carros terão peças de acabamento feitas de material reciclado a partir de 2025
O grupo BMW anunciou que os modelos da chamada Neue Klasse (nova classe), que devem ser lançados a partir de 2025, utilizarão peças de acabamento produzidas com plástico cuja matéria-prima terá cerca de 30% de redes e cordas de pesca recicladas. Esse material é obtido em portos de todo o mundo para garantir que não seja descartado no mar.
De acordo com comunicado da empresa, um processo exclusivo de reciclagem permite que os resíduos da indústria marítima sejam usados para produzir peças de acabamento para a parte externa e interna dos futuros veículos. Os componentes resultantes têm uma pegada de carbono aproximadamente 25% menor do que as peças feitas de plástico convencional.
O grupo BMW afirma estar trabalhando com diferentes abordagens para usar resíduos plásticos da indústria marítima como matéria-prima para componentes de veículos, a fim de conservar recursos valiosos e reduzir as emissões de CO2. Essa forma de reciclagem permite reduzir a necessidade de plásticos primários à base de petróleo e, ao mesmo tempo, neutralizar a poluição dos oceanos.
Resíduos de nylon reciclado formam a base para um fio sintético a partir do qual são feitos os tapetes do BMW iX e do novo BMW X1, por exemplo. Este material, conhecido como Econyl, é feito de redes de pesca descartadas, além de revestimentos de piso desgastados e resíduos residuais da produção de plásticos.
Em uma nova iniciativa desenvolvida em cooperação com a empresa dinamarquesa Plastix, o grupo BMW está levando a reciclagem de resíduos plásticos marítimos um passo adiante. Após a separação, as redes e cordas de pesca passam por um processo inovador que produz grânulos plásticos.